top of page
Buscar
Foto do escritorLaura Maia

Estilos Arquitetônicos

Atualizado: 10 de mai. de 2021

Todos nós muitas vezes olhamos para nossa casa nova ou a que vivemos a um tempo e queremos mudar, mas não sabemos qual estilo arquitetônico seguir. Sabemos que existem muitos estilos diferentes e cada um deles tem suas características, sendo que na hora de escolher é importante levar em consideração seus gostos pessoais, sua personalidade, sua funcionalidade e a de todos que vivem com você.

Para te ajudar a encontrar um estilo que seja aconchegante e apropriado para a sua rotina, trouxemos hoje os 5 principais estilos arquitetônicos. Inspire-se!


Moderno



Começando com o estilo moderno, ele traz uma ideia de simplicidade nos elementos, mas de modo elegante, o que quer dizer que todos os elementos e acessórios ficam em ordem. São usadas cores simples, sem muita mistura em um mesmo ambiente. As linhas são mais limpas, suaves e nítidas. O estilo moderno atual remonta à virada do século vinte e valoriza a mobília feita em materiais de origem natural, cores neutras ou terrosas e foco na funcionalidade, eliminando qualquer detalhe desnecessário. Simples, lustroso e elegante, o estilo moderno de decoração é difícil de definir, mas muito fácil de se gostar. Parente dos estilos, mid-century/moderne, o estilo modernista clássico já existe há mais de um século, porém continua inspirando, designers, arquitetos, decoradores e proprietários no mundo inteiro com seu design limpo e agradável.



Contemporâneo



Apesar do estilo contemporâneo ser muito parecido com o moderno, esse estilo se diferencia por ser mais dinâmico e por seguir tendências que estão na moda agora, sendo assim mais imediatista e não se prendendo a algum estilo em particular. Já o moderno é mais uma interpretação estrita do design e decoração do século XX. O contemporâneo também é mais livre para usar cores, formas e acessórios diferentes, com propostas mais ousadas. O estilo contemporâneo é um tipo de design mais limpo, funcional e simples. Ela combina com a praticidade que as pessoas precisam hoje em dia. Nesse estilo, são utilizadas linhas retas, com poucos detalhes, e superfícies mais lisas. Como dizem, menos é mais!



Rústico



O estilo rústico é inspirado na natureza, ele também traz uma noção de conforto e um sentimento de afeto. A decoração é feita com muitos elementos brutos como madeiras e pedras, e em alguns casos da forma como eles foram retirados na natureza, sem tratamento. Também podem ser usados elementos em cobre, como torneiras, vasos e utensílios de cozinha. É um ambiente que remete à vida no campo, como era em tempos antigos. Esse estilo remete ao contato com a natureza e proporciona a criação de cenários lúdicos, com elegância. A iluminação em geral é amarela para combinar com os tons naturais de madeira e para dar aquele clima puro.



Clássico



O estilo clássico é cheio de detalhes ricos e de alto-bom gosto, com espaços magníficos, que lembram a decoração de castelos e casas de nobres. Seu mobiliário é repleto de detalhes e curvas, sendo o material mais usado por eles a madeira. As cores do ambiente devem seguir um esquema clássico, como branco, bege, salmão e preto em destaque. Outro detalhe que é comum no estilo clássico são o uso de tapetes, de preferência de cores leves para que o ambiente fique harmônico.

Para um design clássico de verdade é preciso que ela tenha muita delicadeza, consistência e bom gosto, por isso ela nunca sai de moda.



Minimalista



Esse estilo pega o conceito moderno e o simplifica, deixando o de um modo com que os acessórios, cores e formas sejam o mínimo, levando em conta o aumento de espaço e funcionalidade. As cores nesse estilo são as cores mais neutras e puras, para criar um ambiente com uma sensação arejada. Os acessórios e móveis são extremamente simplificado, importando mais a sua utilidade.

Esses foram os 5 dos estilos arquitetônicos mais utilizados na atualidade, porém existem tantos outros como o vintage e retrô, asiático, dentre outros. Em breve falaremos um pouco mais desses estilos!

122 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page