Na hora de optar por uma reforma, o ideal é pensar em como você vai percorrer esse caminho e quais são os cuidados que devem ser observados. O gerenciamento de projetos, resumidamente, envolve a coordenação eficaz de recursos diversos, como materiais, equipamentos, financeiro, recursos humanos e esforços necessários para obter a obra construída, atendendo aos padrões pré-estabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco. Mas é de extrema importância prestar tanta atenção nesta etapa do projeto, quanto na própria execução em si. Separamos alguns benefícios de um bom gerenciamento de projetos:
Redução de custos: o gerenciamento é um aliado para quem deseja gerar economia na obra;
Antecipar situações desfavoráveis: permite que eventuais erros ou problemas possam ser solucionados antes do início da obra, fazendo com que o cronograma seja realizado dentro do previsto;
Controle de estoque de materiais: evita o desperdício e ajuda a manter a obra com os gastos dentro do orçamento. Através do gerenciamento é possível saber quando é necessário comprar algum item ou material, sem causar desperdício.
O gerenciamento de projetos apresenta alguns pilares importantes, sendo necessário que gestores da área o conheçam e o apliquem em suas atividades, como planejamento e gestão de obras.
Planejamento
O primeiro pilar é pensar na eficiência que um bom planejamento pode oferecer ao projeto colocando em um documento os seguintes tópicos:
Objetivo
Dificuldades
Melhores fornecedores
Prazos adequados
Terceirização de serviço
Custos
Mão de obra qualificada
Prevenção de riscos
Gestão de obra
Todos os pilares são importantes, porém, aqui, é preciso atenção. A equipe de gestão de obras é a que necessita de maior vivência no setor e entendimento dos processos, pois são eles quem vão lidar e resolver possíveis problemas no dia a dia da obra que, muitas vezes, são imprevisíveis.
Comments