A organização nunca foi tão importante na vida das pessoas, e manter organizados os ambientes faz toda a diferença na rotina e na praticidade na hora de trabalhar. Algumas pessoas associam organização à frescura, mas para outras, significa praticidade, ganho de tempo e espaço, avaliar o ambiente e identificar o problema e ter foco nos objetivos como bem-estar e otimização do tempo.
Poucas pessoas sabem, mas os ambientes organizados otimizam tempo, facilitam a rotina e deixam a vida das pessoas fluindo com mais leveza. Imagine que sua mesa no trabalho estar sempre cheia de pacotes de comida, papel, utensílios soltos etc, pode parecer que a poluição visual e a bagunça não atrapalha de primeiro momento mas se uma pessoa ver passa uma imagem negativa, que pode inclusive prejudicar a credibilidade profissional. E mais, com o tempo a desorganização acaba impactando na produtividade.
Aqui vão algumas vantagens de ter um ambiente organizado:
Ganho de Espaço Físico
A falta de organização traz a impressão de que você nunca tem espaço para nada. Quando a bagunça é grande, o tempo para realizar a limpeza e organização também será mais longo. Entretanto, a partir do momento que você organizar a sua vida pessoal dentro da sua casa, notará que não precisará de muitas coisas, e também conseguirá otimizar melhor os espaços disponíveis para guardar as suas coisas.
Atente-se para a harmonização do ambiente
A decoração não precisa ser considerada como a protagonista do seu ambiente de trabalho, mas é interessante que ela seja direcionada para harmonizar o local e transmitir um certo bem-estar à equipe.
Se você trabalha em um escritório via contrato built-to-suit, vale a pena cuidar com mais atenção da decoração do local e solicitar ao proprietário as principais mudanças que você deseja.
Melhora a saúde
Passar muito tempo sem limpar a casa faz com que o ambiente acumule pó, sujeira, mofo e é um convite para fungos e bactérias. Por isso, evite doenças e crises alérgicas realizando a limpeza periódica e crie uma tabela para monitorar as limpezas profundas, como desinfecção e dedetização.
Reduz e ansiedade e baixa os níveis de stress
Um ambiente caótico produz ansiedade. Tempo perdido procurando coisas, retrabalho, falta de concentração estão intimamente ligados ao stress. Divida em etapas, assim você não acumula tarefas e nem se sentirá pressionado. Um ambiente organizado e limpo melhora, a qualidade de vida e bem-estar. Definitivamente, não há motivos para viver na bagunça.
Melhora o visual
Um banheiro limpo, uma mesa organizada e bem decorada é bem convidativo não é mesmo? Ter o hábito de deixá-los em ordem dará essa sensação sempre que você voltar. Manter a limpeza e organização em dia não só melhora o visual, como também transmite uma sensação de paz.
Melhora a disposição e favorece a criatividade
Com um ambiente organizado, você acaba tendo vontade de usar a sua criatividade para realizar as tarefas, surgem novas ideias, novos projetos e muita disposição para arregaçar as mangas e fazer tudo acontecer! Assim, se você organiza e limpa regularmente, não acumula trabalho e ainda melhora sua rotina. Além disso, ganha mais disposição para seguir com as atividades do cotidiano.
Assimilação rápida e fácil para executar as tarefas
Lembra quando falei sobre a falta de concentração? Se você está em um ambiente arrumado, saberá com maior agilidade o que deve fazer e dedicar menos tempo na realização de tarefas.
Renova o seu estado de espírito
Manter o ambiente organizado é uma atividade externa, mas também trabalha o nosso interior. Enquanto você faz uma higienização, organiza os móveis e distribui objetos, dentro de si há uma mudança positiva significativa. Simultaneamente estará organizando os seus sentimentos e fazendo uma limpeza interna. É a renovação da alma, do seu estado de espírito.
Promove o convívio
Com mais tempo, você terá mais disponibilidade para interagir com as pessoas e realizar verdadeiras trocas, criando conexões saudáveis e sem stress. Estar perto das pessoas que gostamos nos faz muito bem. Ter um tempo de convivência é importante para a mente e bem-estar.
Mantém o equilíbrio
Quando você se livra de pendências, sente-se mais leve e pleno, podendo realizar qualquer outra atividade ou, até mesmo, descansar, de forma mais equilibrada. O mundo em que você vive depende da forma como você leva a vida. Ou seja, as suas atitudes são refletidas no mundo. Se age de forma positiva, verá o mundo dessa forma. Então, manter uma vida mais organizada faz com que seus dias sejam mais leves e equilibrados.
Controle sobre suas tarefas e prioridades
Com os ambientes organizados, você consegue identificar onde precisa dispor de mais energia e atenção, já que está tudo onde deveria estar e entender suas verdadeiras prioridades.
Listar tudo o que é necessário fazer naquele dia ou semana, organizar as pendências e relacionar tudo deixando mais organizado, permite que você tenha controle do que vai acontecer e qual tarefa será priorizada. Assim você não é pego de surpresa com uma tarefa que surge de última hora e pode se programar e equilibrar suas atividades.
Diminui a possibilidade de ter que refazer alguma tarefa
A chance de cometer erros no meio da bagunça é grande. Seja porque tem algo prejudicando o seu desempenho ou por falta de atenção. Consequentemente, existe a chance de retrabalho e de perda de tempo. Essas são apenas algumas vantagens gerais da organização pessoal, dentre muitas outras que você pode descobrir enquanto coloca em prática essas ideias. Parte da diversão, afinal, é descobrir por conta própria o bem que ela nos faz.
Se você quer saber mais sobre como organizar sua casa ou mesmo ganhar dinheiro como personal organizer clique aqui! Lembrando que esse segmento tem um grande leque de sub nichos de mercado. Aproveite!
Comments